terça-feira, 17 de abril de 2018

SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE DE CENTRO NOVO DO MARANHÃO PARTICIPA DE SEMINÁRIO SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS.



Nesta terça-feira (17), o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Centro Novo do Maranhão, Zeca da Praia, participou em São Luís, no auditório da FAMEM (Federação dos Municípios do Estado do Maranhão), do I Seminário sobre a Gestão dos Resíduos, com a temática: A realidade da gestão dos resíduos sólidos nos municípios maranhenses.

O seminário teve por objetivo promover para os prefeitos, secretários municipais de meio ambiente, entre outras autoridades, qualificação técnica sobre o tema, apontando soluções inovadoras para manejo e destinação correta dos resíduos sólidos.

Cleomar Tema, presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), e prefeito de Tuntum, destacou que o Governo Federal deve adotar uma política eficaz para a destinação de resíduos sólidos nos municípios. Ele discute, elabora projetos, mas não conversa com os municípios, onde estão os problemas. O presidente da FAMEM, questionou as razões de se construir aterros sanitários, se não se dispõe de recursos para a implantação de usinas de reciclagem, e opinou dizendo que a União e Estados deveriam regionalizar os aterros, porque a atual política de destinação de resíduos é excludente para os municípios, pela falta de recursos, finalizou.

Já o promotor do Meio Ambiente, Fernando Barreto, que proferiu  palestra abordando a atuação do Ministério Público frente à política de resíduos sólidos no Estado do Maranhão,  afirmou que a lei 12.305/2010, que trata do assunto, não estabelece apenas a construção de aterros, mas normatiza todo um processo de preservação ambiental.

Fernando Barreto mostrou a importância dos catadores de  resíduos recicláveis no que concerne a economia e a preservação do meio ambiente. No entendimento do representante do Ministério Público, os poderes públicos deveriam ajudar os catadores para que se organizem em cooperativas, por conta do importante papel que cumprem  nesse processo.

Também foram palestrantes no seminário, Karina Sousa, do Ministério das Cidades, Zilda Veloso, do Ministério do Meio Ambiente, Ticiane de Oliveira, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Ana Lima, engenheira e consultora  ambiental.



Nenhum comentário:

Postar um comentário