segunda-feira, 18 de março de 2019

Projeto Escola de Pais é implantado pela Secretaria Municipal de Educação em Centro Novo do Maranhão.


A Secretaria Municipal de Educação de Centro Novo do Maranhão, realizou na última quinta-feira (14), a primeira edição do projeto Escola de Pais. O objetivo é incentivar a comunidade escolar a participarem das atividades dentro das instituições de ensino.

As duas primeiras escolas a receber a equipe da SEMED foram Oberdan Barros de Oliveira e Cândido Pereira de Sousa, que contou com a presença do Secretário Municipal de Educação Edivaldo Costa, da coordenadora Márcia Valéria e do psicólogo Rubeniques da Silva, além de todo o corpo de professores das instituições envolvidas e dos atores principais do projeto que são os pais.

O projeto percorrerá todo município, inclusive os povoados e visa apoiar os pais, alunos, professores e gestores das escolas públicas do Município, tornando as relações mais satisfatórias e as convivências saudáveis. Sendo possível assim, promover uma melhor aprendizagem dos alunos e maior satisfação dos educadores e pais no processo de educar e ensinar.

Na ocasião, os pais presentes tiraram suas principais dúvidas sobre os Programa Bolsa Família e Bolsa Escola do Governo do Maranhão, onde Nôga Valentim, Gestora Municipal do Programa Bolsa Família, realizou uma palestra sobre os programas assistênciais do Governo Federal e do Estado. Na sua fala, Nôga destacou as condicionalidades do Programa Bolsa Família, o foco sobre a frequência escolar e a importância da participação dos pais na escola, que precisam estar em constante diálogo com os professores para saber como anda o desempenho de seus filhos, sendo que a frequência escolar deve ser no mínimo 85%. A coordenadora falou ainda sobre o Bolsa Escola, sendo um benefício que somente existe no Maranhão, além das condicionalidades para se obter o cartão do Programa, que também a frequência escolar deve ser de 85%, um dos critérios exigidos para    o benefício das crianças apartir dos 4 anos de idade e jovens até os 17 anos. Nôga, exemplificou que diferente do Bolsa Família, que só é permitido variável de 0 a 15 anos, e de até 5 pessoas em cada cadastro, com dois jovens, de 16 a 17 anos, o Programa Bolsa Escola não tem limites, se na família tiver 10 filhos, por exemplo, na faixa de 4 a 17 anos, todos os 10 receberão o benefício, desde que estejam em êxito com a frequência escolar. 

O psicólogo Rubeniques tem uma participação importante, pois ele estará sempre presente na aplicação do projeto, dando a sua contribuição através de palestras e tirando as dúvidas da comunidade escolar, sempre com pautas pertinentes e essenciais. O projeto Escola de Pais será uma formação continuada onde todos terão acesso a conhecimentos importantes sobre as habilidade sociais, melhorando assim o relacionamento e comunicação entre todos.

Para o secretário de educação Edivaldo Costa o projeto vem somar com as boas práticas já realizada nas escolas do município: “O Projeto Escola de Pais é um sonho antigo que estamos tendo a oportunidade de executar. Acreditamos que os resultados serão os melhores possíveis. Esse projeto excepcional veio pra ficar e ajudar a transformar a educação de Centro Novo” destacou.


















Fonte: ASCOM - Prefeitura de Centro Novo do Maranhão

(Fotos: Joel Pontes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário